Premier League preocupada com um aumento da criminalidade nos jogos

O crime e o comportamento anti-social aumentaram nos jogos de futebol e a Premier League está a tomar medidas

Em geral, as coisas após o ano 2020 não têm sido fáceis em geral, mas a Grã-Bretanha tem certamente suportado muito nos últimos dois anos. Com as sequelas da pandemia da COVID-19 e do lockdowns, as crises econômicas mundiais, e mais recentemente a morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II; dizer que os tempos têm sido menos do que gentis seria um eufemismo. Agora, para cúmulo, as últimas notícias mostram que nos últimos anos tem havido um aumento do comportamento violento e de detenções em jogos de futebol em Inglaterra e no País de Gales.

Uma questão crescente

Mark Roberts, o Chefe da Polícia de Cheshire, declarou: “A desordem é um problema que não desapareceu, e durante toda a temporada passada assistimos a um aumento da criminalidade nos jogos de futebol em todo o país – desde a Primeira Liga até à Liga Nacional”, bem como “As estatísticas divulgadas hoje mostram um aumento preocupante destes crimes, que são extremamente perigosos tanto para os jogadores, como para o pessoal e colegas torcedores”.

Tal como se consta nos blogs de apostas esportivas, a porcentagem de invasões de campos também registrou um aumento muito preocupante, com um aumento de 127% quando comparado com a temporada de 2018/19, com um total de quatrocentos e quarenta e um incidentes registrados. No entanto, o uso de pirotecnia ou dispositivos semelhantes a mísseis é o tipo de incidente que mais tem aumentado. Em setecentas e vinte e nove partidas, foram descobertas ventoinhas com tais dispositivos e quinhentos e sessenta e um relatórios de lançamento de mísseis foram preenchidos.

As detenções, em geral, também subiram acentuadamente, com um aumento de 59% na última temporada, em comparação com o ano anterior à pandemia.

Atacando o problema

A Premier League decidiu abordar este assunto frontalmente, foi anunciado que qualquer pessoa que transportasse pirotecnia ou qualquer pessoa que invadisse o campo seria objeto de uma proibição de 1 ano. As estatísticas também mostram que a Mill Wall proibiu um total de trinta e três torcedores, seguida na lista por Leicester com vinte e oito banimentos no total, e em seguida Everton com um total de vinte e seis torcedores banidos.

De fato, a Liga declarou que todos os infratores denunciados poderiam ser processados pelas autoridades competentes, o que, por sua vez, poderia levar a registros criminais permanentes e afetar a capacidade do infrator de conseguir um emprego ou de prosseguir estudos superiores; encorajando assim as pessoas a pensar bem antes de tomarem decisões precipitadas que poderiam ter efeitos potencialmente devastadores não só para os outros mas também para si próprios.

Para não mencionar que tais atividades pintam os torcedores de futebol sob uma luz negativa, uma ocorrência bastante comum, infelizmente. As ações de uns poucos fazem os outros parecerem maus, uma vez que as pessoas tendem a generalizar quando descrevem um grupo. Sobre isto, Jeremy Quinn, o Ministro do Interior, comentou “Os nossos clubes de futebol estão no coração das nossas comunidades, e é inaceitável que o jogo que todos nós amamos seja manchado por uma minoria de desordeiros egoístas”.

Esperemos que tais medidas ajudem a dissuadir a realização de atividades potencialmente nocivas e comportamentos anti-sociais. O resultado final de tudo isto é que tal comportamento é inaceitável independentemente do lugar, do tempo, ou das circunstâncias. E os jogos de futebol devem continuar a ser uma atividade divertida que une as pessoas através da pura paixão que este esporte desperta no coração dos seus torcedores.

Deixe seu comentário

Lucas Silva

Especialista em notícias do Futebol e Mercado da Bola, goiano, 31 anos, se dedica a escrever e comentar sobre algo que ama.
Botão Voltar ao topo