Com mercado agitado, temporada 2024 promete emoção

O mercado da bola está bastante movimentado para a temporada 2024, com diversos reforços sendo anunciados. Por isso mesmo, o prognóstico do dia aponta um enorme equilíbrio entre os principais times do país. Essa, aliás, sempre foi uma característica do futebol brasileiro, que tem diversos clubes grandes em pé de igualdade.

Para a próxima temporada, nomes de peso já foram anunciados. O Flamengo, por exemplo, fechou com De La Cruz, da seleção uruguaia, que vinha sendo o principal jogador do River Plate.

Mas o Rubro-Negro anunciou um segundo jogador da Celeste: Matías Viña. O lateral-esquerdo estava na Europa e teve ótima passagem recente pelo Palmeiras, ajudando o clube a conquistar a Libertadores 2020.

Ainda no Rio de Janeiro, o Fluminense, atual campeão da Libertadores, anunciou Renato Augusto como a principal contratação da temporada. Qualidade não falta ao meia – é preciso ver como ele estará fisicamente.

Por sua vez, o Vasco está bem agressivo no mercado. A equipe, que já havia se reforçado bastante ao longo do segundo turno do Brasileirão 2023, mudando o patamar do elenco, já fechou com alguns nomes para 2024.

Com isso, jogadores como Robert Rojas, David, João Victor e Adson chegam para dar mais opções para um elenco interessante.

E o Botafogo, que liderou o Brasileirão por 31 rodadas no ano passado, mas acabou perdendo o título, também está se movimentando. O goleiro John chega para substituir Lucas Perri, e o setor defensivo ainda terá Lucas Halter, destaque do Goiás.

Outro reforço que pode ajudar o Fogão é Savarino, ex-Atlético Mineiro, que vinha atuando no futebol dos Estados Unidos. O atacante venezuelano já está treinando com o elenco e deverá fazer sua estreia pelo clube em breve.

Rio Grande do Sul e Minas Gerais


No entanto, dentre os clubes grandes, aquele que talvez tenha anunciado mais reforços de peso seja o Internacional. O clube, afinal, já fechou com Lucas Alario, Rafael Borré, Robert Renan e o meia Hyoran.

Considerando as peças que o clube já tem, o Colorado poderá montar um time para disputar os principais títulos da temporada. No ano passado, inclusive, os gaúchos estiveram perto de jogar a final da Libertadores, mas acabaram tomando uma virada histórica para o Fluminense na semifinal.

Outro time grande que anunciou ao menos um reforço de peso foi o Atlético Mineiro. Gustavo Scarpa, que brilhou com a camisa do Palmeiras, será o novo meia do clube de Belo Horizonte.

E o Galo também está negociando com Bernard, que poderá elevar ainda mais o nível do elenco mineiro. Dessa forma, a equipe mostra que quer continuar sendo uma das protagonistas do futebol brasileiro.

E os rivais do Inter e do Galo também foram às compras. O Grêmio sofreu uma baixa importante, a saída de Luis Suárez, mas trouxe um jogador de muita qualidade: o venezuelano Soteldo.

Já o Cruzeiro aposta em Gabriel Verón, atacante bastante talentoso, mas que é sempre uma incógnita devido ao extracampo. A Raposa ainda terá a volta de Lucas Romero e a chegada de outro argentino, o centroavante Juan Dinenno.

Equipes de São Paulo também se reforçam


Em São Paulo, quem fez as principais contratações, até o momento, é o Tricolor. Com as chegadas de Luiz Gustavo, ex-Bayern de Munique e seleção brasileira, Ferreirinha e a aposta Damián Bobadilla, o elenco, que fora bastante incrementado ao longo de 2023, ganha ainda mais peças para a próxima temporada.

O Palmeiras, atual bicampeão brasileiro, tem como grande destaque a manutenção de seu elenco vencedor. Mas o clube anuciou três reforços: Aníbal Moreno, Bruno Rodrigues e Caio Paulista. E a tendência é de que mais jogadores cheguem no futuro próximo.

Para fechar o Trio de Ferro, o Corinthians também foi ao mercado e anunciou reforços como os zagueiros Gustavo Henrique e o equatoriano Félix Torres, para dar mais força ao setor defensivo.

Mas a equipe ainda aposta nos recém-contratados Diego Palacios, Rodrigo Garro, Raniele e Hugo para ir longe em 2024.

Ascensão


Um clube que vem evoluindo bastante desde que se tornou SAF é o Bahia. E o Esquadrão de Aço não economizou nesse mercado da bola. A equipe já contratou Everton Ribeiro, Caio Alexandre, que foi alvo de Palmeiras e Corinthians, e o experiente zagueiro Victor Cuesta.

Da mesma forma, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Athletico Paranaense, que vêm fazendo grandes campanhas recentes, especialmente o Furacão, mantiveram o elenco e trouxeram reforços interessantes, mostrando que querem continuar lutando no topo.

Tudo isso mostra que a temporada 2024 do futebol brasileiro deverá ser marcada pelo equilíbrio. Mas, ao contrário do que já aconteceu no passado, as equipes estarão niveladas por cima – e quem ganha com isso são os torcedores.

Movimentações no mercado prometem emoção no futebol | Foto: Pixabay
Deixe seu comentário

Lucas Silva

Especialista em notícias do Futebol e Mercado da Bola, goiano, 31 anos, se dedica a escrever e comentar sobre algo que ama.
Botão Voltar ao topo