Conheça o Mamelodi Sundowns, o time quase ‘invencível’ da África

Conhecido como o ‘Bayern’ do futebol africano, o Mamelodi Sundowns continua empilhando vitórias com estilo de futebol europeu moderno. O time atualmente é lider do Campeonato da África do Sul, com 59 pontos, 20 a mais que o segundo colocado, com um aproveitamento de cerca de 90% na competição, na Liga dos Campeões da CAF o time é líder de seu grupo, á frente de tradicionais e fortes clubes árabes Al-Hilal e Al Ahli.

Com um uniforme que lembra á Seleção Brasileira (há informações de que o Brasil foi inspiração quando o uniforme do time foi criado), o Mamelodi Sundowns foi fundado no início da década de 1960 por jovens residentes de Marabastad, que fica na Pretória, África do Sul. O time passou por diversos donos desde sua criação.

A riqueza do atual proprietário do clube, o magnata da mineração Patrice Motsepe, desempenhou um papel fundamental na formação do elenco mais forte da África do Sul nos últimos anos. O clube também é referência por estrutura e organização, seu estilo de futebol europeu moderno, o time tem 15 títulos no Campeonato Sul-Africano.

O time atual do Mamelodi é composto por jogadores talentosos de outras nações africanas, além de combinar jovens promessas sul-africanas com atletas experientes que já representaram a seleção. Na última terça-feira, o Sundowns dominou em campo o Royal AM e obeteve uma goleada por 5 a 1 no Estádio DStv Premiership no Loftus Versfeld, o que deixa o clube gigante da África próximo de ser campeão muito antecipado.

Mamelodi sonha com a Liga dos Campeões da CAF

O sonho atual do clube é conquistar pela segunda vez em sua história a Liga dos Campeões da CAF, apesar de não ser um objetivo fácil, devido estar competindo com clubes árabes e egípcios, que tem nível de investimento até superiores em seus elencos, o Mamelodi vem mostrando que pode conseguir a conquista, que aliás levaria o time para o Mundial de Clubes. Atualmente o clube está praticamente classificado para a fase de mata-mata da competição.

 

Deixe seu comentário

Lucas Silva

Especialista em notícias do Futebol e Mercado da Bola, goiano, 31 anos, se dedica a escrever e comentar sobre algo que ama.
Botão Voltar ao topo