Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 : A Espanha pode acrescentar um segundo título?

Estamos prontos para o que está por vir em termos de desafios, debates e notícias do futebol mundial.

Uma coisa que muitas pessoas estão se perguntando é até onde a Espanha pode ir nesta Copa do Mundo, por exemplo.

Já se passaram 12 anos desde que a Espanha ganhou seu primeiro troféu da Copa do Mundo na África do Sul, e uma nova geração de superastros espanhóis espera repetir o truque no Qatar neste inverno.

Os dias em que lendas como Xavi, Andrés Iniesta, Sergio Ramos e Iker Casillas jogaram por sua equipe nacional já se foram. Entretanto, suas conquistas com “La Roja” servirão de inspiração para os novos jovens talentos que representarão seu país no torneio deste ano.

A Copa do Mundo 2010 foi famosa pelo estilo “tiki-taka” do futebol.

A técnica é baseada em longos períodos de posse e passes curtos com movimentos bruscos para cansar os oponentes. Foi executado com perfeição pela talentosa seleção espanhola e pelo Barcelona de Pep Guardiola da mesma época, que tinha muitos jogadores representando a Espanha na época.

Doze anos mais tarde, o futebol evoluiu. É mais intenso, as equipes estão mais bem equipadas para se defender contra este estilo, e a Espanha teve que se adaptar para superar seus adversários.

Achamos que o tiki-taka melhorou, que o tiki-taka era suficiente para ganhar torneios em 2010, mas agora a intensidade está se tornando cada vez mais importante. E a Espanha tem muita intensidade. Sem a bola, eles sabem como colocar a intensidade na pressão para ganhar a bola de volta. Não é um estilo de prensagem como o Liverpool faz, mas eles estão tentando chegar lá.

Então esta equipe da Espanha pode colocar em prática este novo estilo de contra-ataque e fazê-lo contar no torneio no Qatar 2022?

O grupo da Espanha e seu caminho para Lusail

A Espanha é semeada no Grupo E, que também inclui Costa Rica, Alemanha e Japão.

O ponto alto da fase de grupos será o jogo Espanha-Alemanha. Os dois países se encontraram na final do Euro 2008 na Áustria, com a Espanha vencendo por 1-0. Mas ambas equipes têm tido um desempenho abaixo do esperado em torneios. A Alemanha perdeu para a Inglaterra na Euro 2020 e foi eliminada da Copa do Mundo de 2018 na fase de grupos. Ambos são favoritos para avançar para a próxima rodada, mas a Costa Rica e o Japão representarão um desafio difícil ao tentarem recuperar sua forma em grandes torneios.

Última rodada

Se eles vencerem o grupo, a Espanha enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que inclui Bélgica, Canadá, Marrocos e Croácia, no Estádio Al Janoub. Se a Alemanha sair bem no Grupo E, a Espanha só poderá ser vice-campeã do grupo. Se isso acontecer, a equipe de Luis Enrique irá ao estádio da Cidade da Educação e enfrentará os vencedores do Grupo F, que inclui a Bélgica.

Se a Espanha avançar, eles poderão enfrentar o Brasil e Portugal, dos Grupos G ou H, nos quartos de final. Para chegar à final em Lusail, eles podem ter que superar a campeã França, atual campeã do Mundo.

Deixe seu comentário

Lucas Silva

Especialista em notícias do Futebol e Mercado da Bola, goiano, 31 anos, se dedica a escrever e comentar sobre algo que ama.
Botão Voltar ao topo