Ex-Milan, atacante espanhol Castillejo é oferecido á gigante brasileiro
Enquanto o Santos tenta fechar a contratação de Álvaro Barreal, a diretoria já trabalha com um plano B caso o acordo não se concretize. O nome da vez é o do espanhol Samu Castillejo, um jogador com bagagem no futebol europeu e uma carreira marcada por altos e baixos.
Aos 29 anos, Samu Castillejo está sem clube desde agosto de 2024, quando encerrou seu vínculo com o Valencia, da Espanha. Revelado pelo Málaga, ele rodou por grandes times como Villarreal, Milan e Sassuolo.
Sua passagem mais marcante foi no Milan, clube que desembolsou impressionantes 21 milhões de euros para contratá-lo em 2018. Apesar do investimento, sua performance não correspondeu às expectativas: foram apenas 10 gols e 11 assistências em 113 jogos.
Jogador de lado de campo, Castillejo é uma peça que se encaixaria bem no elenco santista, seja pela direita ou pela esquerda. Ele traz no currículo experiência em competições de alto nível, como a Série A italiana e La Liga, além de passagens pela seleção espanhola sub-20.
Barreal ainda é a prioridade
Mesmo com a possibilidade de fechar com Castillejo, o Santos segue focado em Barreal. A negociação com o argentino virou uma novela, mas a diretoria do Peixe está confiante no desfecho positivo. Só após um possível fracasso na contratação de Barreal é que o clube deve avançar com Castillejo.
Ainda que sua passagem pelo Milan não tenha sido brilhante, Castillejo tem qualidades que podem ser exploradas no Brasil. Ele é rápido, habilidoso e experiente, características que podem fazer a diferença em um campeonato tão competitivo quanto o Brasileirão.
Além disso, sua versatilidade para atuar nos dois lados do campo o torna uma opção interessante para o técnico santista. Por outro lado, seu histórico recente não é dos mais animadores. No Valencia, foram apenas 4 gols em 26 partidas. Mesmo assim é um atacante com boa experiência e que disputou ligas de alto nível da Europa.