Inovações no esporte: o papel da tecnologia na evolução do futebol moderno

O uso da tecnologia no futebol permitiu que o esporte mais popular do mundo acessasse novas ferramentas para enriquecer a experiência do torcedor: dentro de campo, fora dele e também nas transmissões. Da introdução do VAR e dos novos sistemas de iluminação dos estádios às inovações na confecção dos uniformes dos jogadores e na forma como os fãs se conectam ao esporte, a tecnologia mudou a maneira como o futebol é jogado e apreciado.

Aqui estão algumas inovações tecnológicas que foram implementadas no futebol nestes últimos anos.

Tecnologia em trajes esportivos

No mundo dos esportes, a vestimenta é muito importante, e os avanços tecnológicos da indústria têxtil vieram para melhorá-la. Roupas inteligentes e personalizadas foram idealizadas para cada modalidade esportiva, permitindo maior eficiência e durabilidade. Desde tecidos especialmente criados para melhorar a respirabilidade até luvas ou meias feitas especificamente para melhor aderência, tudo é projetado para facilitar as atividades esportivas.

As camisas de futebol, por exemplo, além de serem confeccionadas com tecidos leves que auxiliam no calor, na transpiração e na sensação térmica, também oferecem recursos para o frio, com tecnologias de impermeabilidade e corta-ventos. Na Copa do Catar 2022 algumas inovações nos trajes dos jogadores foram observadas. Entre elas, uniformes com design computacional que incluíam ações de sustentabilidade, como camisas feitas com poliéster 100% reciclável, e tecidos inteligentes que incorporaram microssensores para identificar os sinais vitais e os níveis de estresse dos jogadores estavam entre as novidades.

Além disso, os coletes que os jogadores usam por baixo das camisas contêm um chip que permite coletar todas as informações de saúde, desgaste físico e até mesmo prevenir lesões — outro elemento tecnológico que melhorou a experiência do futebol.

Da mesma forma, a tecnologia dos calçados esportivos evoluiu significativamente nos últimos anos,  e várias novidades estão surgindo, o que tem levado muitas pessoas a se questionarem sobre o futuro preço do tênis Tesla. E, em relação às chuteiras de futebol modernas para os jogadores em campo, estes calçados são projetados para proporcionar maior controle, melhor tração em diferentes superfícies e maior conforto para os atletas.

As chuteiras de futebol passaram por uma revolução tecnológica impressionante, tanto nos materiais como nos designs. Hoje em dia elas são projetadas para atender demandas específicas de cada posição em campo e principalmente para prevenir lesões. Materiais inovadores, ventilação e regulação térmica e novas tecnologias de travas para máxima tração e agilidade em campo são apenas o básico destes calçados de futebol que estão se tornando verdadeiros dispositivos tecnológicos. Ou seja, adotar peças inteligentes no esporte realmente traz novas possibilidades para resultados mais eficientes e melhores esquemas táticos dentro de campo.

Tecnologias em campo

A implementação do VAR (sigla para Video Assistant Referee ou Árbitro Assistente de Vídeo) é uma das inovações tecnológicas mais notáveis no futebol moderno e que vem mudando radicalmente a maneira como as decisões são tomadas em campo. Essa tecnologia usa câmeras de alta definição e software de análise para revisar as decisões da arbitragem, reduzindo o número de erros nas partidas.

O VAR torna o jogo mais justo, eliminando erros humanos que podem levar à saída de campo de um gol, a uma falta perdida ou a um pênalti mal calculado. O assistente virtual ajuda os árbitros a serem mais assertivos na marcação de jogadas, como impedimentos, por meio de uma série de vetores desenhados com tecnologia que identificam a posição do jogador e validam se ele está posicionado corretamente, permitindo que um gol seja validado ou anulado.

Sem dúvida, o VAR tem sido uma das ferramentas mais funcionais em jogo, embora continue gerando polêmica pela possibilidade de analisar uma jogada de uma perspectiva diferente daquela de observar uma tomada em câmera lenta. De acordo com a FIFA e com os Objetivos Estratégicos do Futebol Mundial 2023-2027, o objetivo é usar a tecnologia em pesquisa, desenvolvimento e inovação para melhorar o esporte dentro e fora de campo.

A análise de dados e tempo real também se tornou uma parte fundamental da maioria dos esportes profissionais, incluindo o futebol. As equipes e comissões técnicas usam sistemas de análise de dados para avaliar a eficácia de suas táticas e o desempenho dos jogadores, bem como planejar seus jogos adequadamente. Sistemas de análise de dados são usados para entender melhor os jogadores adversários: onde eles passam mais a bola, onde cobram seus pênaltis e muito mais.

Equipes técnicas usam software de treinamento para melhorar o desempenho de seus atletas e preparar táticas para as partidas. Esses programas podem fornecer simulações em tempo real de partidas de futebol e sessões de treinamento, permitindo que os treinadores analisem o desempenho dos jogadores e façam os ajustes necessários. Os dados se tornaram uma parte fundamental da estratégia de jogo e, quanto mais informações, melhores serão os resultados para as equipes.

Tecnologia nos estádios e nas transmissões esportivas

A tecnologia de iluminação dos estádios melhorou a experiência dos espectadores em partidas de futebol. Sistemas de iluminação LED de última geração fornecem iluminação brilhante e uniforme, permitindo que a partida seja vista com clareza de qualquer ponto. A iluminação também melhora a qualidade das transmissões de TV, proporcionando imagens nítidas e detalhadas.

As câmeras e drones de última geração aprimoraram a produção de transmissões de partidas de futebol, proporcionando ângulos de câmera exclusivos e vistas aéreas do campo. Essas tecnologias também são usadas ​​para monitorar o comportamento dos espectadores e evitar incidentes de segurança.

Atualmente, o uso de novas tecnologias tem impulsionado mais canais de transmissão a entrar no mundo esportivo, inclusive com a inclusão dos serviços de streaming, oferecendo mais opções para os fãs aproveitarem os jogos de seus times favoritos, seja pela TV aberta, por uma plataforma digital ou por canais de assinatura. Graças a novos dispositivos como tablets e celulares, os espectadores podem acompanhar cada partida minuto a minuto na palma da mão, o que tem enriquecido cada vez mais o esporte.

Imagem: Freepik
Deixe seu comentário

Lucas Silva

Especialista em notícias do Futebol e Mercado da Bola, goiano, 31 anos, se dedica a escrever e comentar sobre algo que ama.
Botão Voltar ao topo