La Liga libera Messi voltar ao Barcelona, mas existe uma condição

A passagem de Messi no PSG está muito próxima do fim, criticado por parte da torcida, o craque deve retornar ao Barcelona. O clube francês investiu um salário alto para o craque argentino e não conseguiu alcançar o título da Liga dos Campeões, a obsessão da gestão.

Essa informação abre as portas para a volta de Lionel ao Barcelona, clube em que construiu a sua trajetória histórica no futebol europeu. Existe muito carinho entre as partes, e o argentino já deixou transparecer que adoraria voltar para a Espanha;

Entretanto, uma condição pode prejudicar o acordo: o jogador precisa aceitar reduzir o salário. A recomendação partiu de La Liga e tem como objetivo garantir que o clube mantenha o respeito pelo Fair Play Financeiro, problema que vem sendo frequente na Catalunha.

O que é o Fair Play Financeiro?

O Fair Play Financeiro (FPF) é um conjunto de regras criado pela UEFA em 2009, com o objetivo de evitar gastos excessivos e a criação de dívidas dos clubes do continente. Ele estabelece limites para os gastos com salários, transferências e outras despesas dos clubes.

Essa regra visa garantir a sustentabilidade financeira dos clubes, a competitividade esportiva e a integridade das competições. Os clubes que não cumprem as regras podem ser punidos com multas, restrições de inscrição de jogadores ou até mesmo exclusão das competições europeias.

O Barcelona é um dos clubes mais afetados pois enfrenta uma grave crise financeira há vários anos. O clube catalão acumula uma dívida de mais de 1 bilhão de euros, sendo cerca de 600 milhões de euros de curto prazo. Além disso, mantém uma folha salarial muito elevada.

O contrato de Messi com o Barcelona terminou em junho de 2021, e o jogador estava disposto a renovar por mais duas temporadas, reduzindo seu salário pela metade. Mesmo assim, o Barcelona não conseguiria encaixar Messi nas regras da La Liga, e o craque foi para a França. Agora, esse problema pode, novamente, impedir sua volta ao clube.

Deixe seu comentário

Lucas Silva

Especialista em notícias do Futebol e Mercado da Bola, goiano, 31 anos, se dedica a escrever e comentar sobre algo que ama.
Botão Voltar ao topo