Real Madrid vive novela pela permanência de atacante Isco
Atleta chegou ao clube em 2013 e ciclo na equipe parece ter chegado ao fim
A passagem de Isco pelo Real Madrid corre grandes riscos de estar chegando ao final. Diversos jornais espanhóis afirmam que o ciclo do meia atacante em um dos maiores clubes está se encerrando.
O atleta, elogiado por sua qualidade técnica e eficiência, tem ficada cada vez mais alijado nas escolhas do atual treinador, o francês Zinedine Zidane. Sites brasileiros, como o jornal365.com, estão acompanhando as movimentações do mercado europeu de futebol.
Recentemente, Isco reclamou publicamente que vem sendo pouco utilizado – ao que o técnico minimizou, dizendo que a reação foi apenas uma mostra da “ambição” que o meio tem. Zidane chegou a apostar forte no jogador, a ponto de James ser negociado, mas o elo entre ambos não é forte o suficiente para que ele possa ser protagonista.
Isso não é necessariamente uma novidade na vida de Isco com a camisa do Real Madrid. Em 2016, ele quase foi negociado com o Tottenham, assim que o colombiano James Rodríguez chegou ao clube. Um ano depois, sob o comando de ZIdane, foi titular na final da Liga dos Campeões da Europa.
Em 2020, no entanto, a melhora na relação entre Isco e Zidane parece ter encontrado o seu limite. O atleta espanhol exige mais minutos em campo, enquanto o treinador tem feito a opção de dar mais tempo de jogo ao jovem Odegaard.
O jornal As cita uma “sensação de fim de etapa”, indicando que tanto o jogador quanto o clube já sentem que a vida de Isco no Real Madrid, iniciada em 2013, vindo do Málaga, chega a um natural fechamento de ciclo – após 313 jogos, com 51 gols e 54 assistências, também de acordo com o As.
De acordo com o jornal Marca, Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, espera negociar Isco brevemente, mas acredita que isso só vai acontecer em julho de 2021, quando começa a janela de verão do futebol europeu.
Os times ainda podem negociar atletas entre dezembro e janeiro, na janela de inverno. No entanto, esse momento não costuma mobilizar atletas e dirigentes, que estão disputando competições e não querem se arriscar em transferências que podem comprometer o restante da temporada.
Outro fator que pode impactar a saída de Isco é o desejo do Real Madrid de contar o mais rápido possível com Mbappe, jovem francês que hoje está no Paris Saint Germain. O atacante francês é uma das apostas do clube merengue para retomar o protagonismo no cenário mundial. Isco recebe cerca de sete milhões de euros por temporada. O alto valor, portanto, poderia ser incorporado no salário de Mbappe.
Além de Isco, outros jogadores consagrados também parecem estar com os dias contados em Madrid. O lateral-esquerdo Marcelo e o meia croata Modric são alguns exemplos mais citados na imprensa espanhola.