Final entre Canadá e Suécia mostra grande evolução no futebol feminino

Acabou o tempo em que os EUA dominavam completamente o cenário de seleções do futebol feminino, e há outras seleções agora fortes. Sem uma renovação do elenco vencedor, as americanas ficaram com o Bronze em Tóquio e vão assistir de longe a final entre Canadá e Suécia.

A final inédita acontece entre as seleções que ficaram com a prata e o bronze no Rio, em 2016, e finalmente conseguiram superar as antigas donas do esporte! É um sinal de que o futebol feminino como um todo subiu de nível.

É possível dizer que as americanas criaram e depois revolucionaram a categoria, com um nível de organização que fez o futebol feminino sair do amadorismo e chegar a um nível competitivo muito grande.

O caminho de cada seleção

A Suécia foi dominante em toda a sua trajetória Olímpica até essa final. Conseguiu três vitórias na fase de grupos, incluindo uma dominante vitória sobre os EUA, e seguiu caminhando convicta até a final, com 100% de aproveitamento. Nas quartas de final as suecas bateram a equipe japonesa por 3×1 e confirmou sua chance de ir a final com uma suada vitória por 1×0 sobre a Austrália, em um ótimo jogo de futebol!

Já o Canadá teve vida muito mais complicada nessa trajetória. Na fase de grupos ficou com apenas 5 pontos, tendo uma vitória e dois empates. O seu maior desafio aconteceu nas quartas de final, contra a seleção brasileira. Em um jogo muito disputado que acabou sendo decidido apenas na disputa de pênaltis, as canadenses bateram a seleção de Marta. Na semifinal, pegaram as gigantes dos EUA e com uma vitória simples por 1×0 confirmaram a renovação do futebol feminino.

A final acontece nesta sexta-feira, às 09 horas da manhã, horário de Brasília, em Tóquio. A seleção campeã levantará esse título pela primeira vez e mostrará para o mundo inteiro o quão competitivo é o futebol feminino de seleções.

Deixe seu comentário

Lucas Silva

Especialista em notícias do Futebol e Mercado da Bola, goiano, 31 anos, se dedica a escrever e comentar sobre algo que ama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo