Casas de apostas podem tornar o futebol brasileiro um dos mais valiosos
Não é de agora que o Futebol brasileiro tem crescido em valor. Tanto em valor financeiro quanto em valor cultural e histórico. O chamado “país do Futebol” é famoso por produzir alguns dos melhores craques da história do esporte, que brilharam e ainda brilham nos gramados de todo o mundo.
A novidade agora está no fato de que o futebol brasileiro nacional está se tornando mais valioso. Esse processo até não é recente, porém tem ganhado força nos últimos 5 anos, com o destaque em competições internacionais, como a Libertadores e o Mundial de Clubes FIFA.
Clubes como o Grêmio, vencedor da Libertadores 2017 e vice do Mundial no mesmo ano, perdendo por 1 a 0 para o Real Madrid, na época com Cristiano Ronaldo, demonstram que os times nacionais estão se fortalecendo.
Já em 2019, o Flamengo, comandado pelo português Jorge Jesus, conquistou o Rio de Janeiro, o país e a América com um futebol impecável. Fez frente ao poderoso e milionário Liverpool no Mundial e quase levou a taça para a casa.
Ambos casos demonstram que os clubes brasileiros têm melhorado seu nível de Futebol. Entre outros motivos, podemos citar, pelo menos no caso do Flamengo, a intervenção das casas de apostas esportivas.
O Mengão fechou um acordo de patrocínio com a operadora de apostas Sportsbet.io. Não se sabe o valor exato que essa empresa paga ao clube da Gávea, porém é possível deduzir que seja bastante elevado.
Durante dois anos essa parceria vai render uma boa injeção de caixa nos cofres do Flamengo. O que possibilita atrair melhores jogadores e pagar salários mais elevados à comissão técnica, ao plantel e a fornecedores.
O caso do Flamengo não é o único. Estima-se que até o final de 2020 todos os clubes da Série A do Brasileirão sejam patrocinados por alguma casa de apostas estrangeiras. Hoje já são mais de duas dezenas de equipes nacionais com patrocínios dessas empresas.
Casas de apostas valorizam as marcas dos clubes em todo o mundo
Além do pagamento direto que essas casas dão aos clubes pelo contrato de patrocínio, há um segundo ponto importante nesse tipo de parceria: a valorização das marcas no exterior.
Uma vez que os sites das casas estampam com orgulho suas parcerias mundo afora, investidores e mesmo atletas estrangeiros interessam-se pelos clubes brasileiros. Além disso, esse marketing auxilia na venda de produtos, sejam eles uniformes ou souvenirs, o que indiretamente ajuda financeiramente os clubes.
A partir da aprovação no Brasil do Projeto de Lei do Clube-empresa, teremos a chance de ver as equipes nacionais receberem investimento financeiro direto. Ou seja: é possível, futuramente, que empresários milionários tenham interesse em levar jogadores de ponta e famosos para o Brasil, fazendo o caminho inverso do que é praticado hoje.
Mas não só! O cenário habitual na Europa em que grandes investidores compram clubes pequenos para torná-los famosos pode acontecer no Brasil daqui uns anos. O que seria importante não só para o esporte, mas para o país.
Já passou da hora de o Futebol brasileiro ser valorizado por sua qualidade. Todos os anos saem diversos bons jogadores para o exterior, o que prejudica o desenvolvimento do esporte nacional.
Talvez o suporte financeiro das apostas esportivas seja o que o Futebol precisa neste momento. Resta esperar para ver como a legalização e a regulamentação do segmento no país vão afetar o esporte.