Principais candidatos ao título brasileiro buscam se reforçar na janela de julho

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Ao passo em que chegamos à metade da temporada do futebol brasileiro, a janela de transferências do meio de ano se aproxima, e os principais candidatos ao título do Campeonato Brasileiro de 2022 já estão se movimentando para reforçar seus elencos e seguir na briga pela principal conquista do certame nacional.

Com alguns acordos já anunciados, e muitas negociações em andamento, a janela de julho promete ser bastante movimentada, visto que várias equipes estão arrefecendo o mercado de transferências, incluindo Palmeiras, Corinthians, Flamengo, e Atlético Mineiro, considerados os principais postulantes ao título nacional e também os clubes com mais poderio financeiro na atualidade.

No caso do Rubro-Negro carioca, a janela deve ser um tanto quanto agitada, já que o clube busca uma reformulação profunda no elenco, ainda que no meio da temporada, após uma sequência de resultados inexpressivos nos últimos meses. O clube já anunciou a chegada de Everton Cebolinha, mas segue de olho no mercado para dar novas opções ao recém-chegado Dorival Júnior.

Palmeiras e Galo também já anunciaram a chegada de alguns reforços e espera-se que os clubes sigam ativos na janela. Por outro lado, o Corinthians, atual vice-líder da competição, monitora o mercado, já que diretoria e comissão técnica ainda tentam definir uma estratégia na busca de reforços.

A seguir, você poderá conferir os acordos já concretizados e as negociações em andamento dos principais candidatos ao título do Brasileirão 2022.

 

Palmeiras

Foto: Divulgação/ Palmeiras

O atual bicampeão da Copa Libertadores segue com uma campanha avassaladora em 2022, e lidera o Brasileirão com três pontos de vantagem sobre o arquirrival. No entanto, isso não impede que o clube vá ao mercado em busca de reforços para o elenco comandado por Abel Ferreira.

O Palmeiras, que, de acordo com casas de apostas como a Midnite, vem sendo o favorito na maioria dos confrontos que disputa na competição nacional, anunciou nas últimas semanas a contratação de dois jogadores para a função que a torcida julga ser a mais carente: o centroavante.

O primeiro a chegar foi o uruguaio Miguel Merentiel, atacante de 26 anos que atuava pelo Defensa y Justicia da Argentina, e chega para ser uma opção a Rony, que vem atuando no ataque alviverde sem muitas folgas. O atacante revelado pelo Peñarol pode atuar em várias funções do ataque, mas rende mais jogando como um segundo atacante ou como ponta. Na temporada de 2022, ele tem 19 jogos como titular, 9 gols e 3 assistências.

Anunciado na semana passada, José Manuel “El Flaco” López chega do Lanús, também da Argentina, onde teve ótimos desempenhos nas últimas duas temporadas. Na atual temporada, o atacante argentino de 21 anos tem 19 jogos, com 7 gols e 2 assistências.

Além dos dois avançados, o clube paulista ainda segue monitorando o mercado, e pode anunciar a chegada de mais um zagueiro e dois meio-campistas para compor o elenco.

Flamengo

Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Buscando uma reformulação profunda em seu elenco, o Flamengo promete ser o clube brasileiro mais ativo na janela de transferências do meio do ano. Após os péssimos resultados sob Paulo Sousa, o Rubro-Negro já deu indícios de que as mudanças serão extremas, e nem mesmo a “geração de 85” deve escapar ilesa nos próximos meses.

O primeiro reforço anunciado foi o ex-Grêmio Everton Cebolinha. O jogador de 26 anos estava no Benfica e chega ao Rio para suprir a ausência de Bruno Henrique, que deve ficar afastado dos gramados por até 10 meses, após a lesão sofrida na vitória sobre o Cuiabá.

Além do atacante, o Flamengo ainda tem como alvo um lateral-direito, já que Mauricio Isla foi liberado para fechar com a Universidad Católica do Chile, e de um meio-campista para a vaga deixada por Andreas Pereira, que deve retornar ao Manchester United após o encerramento de seu empréstimo.

Para a lateral, o nome da vez é Gonzalo Montiel, ex-River Plate e atualmente no Sevilla. No entanto, o jogador tem contrato em vigor com o time espanhol e o Rubro-Negro avalia a possibilidade de contratá-lo por empréstimo.

Quem também pode chegar à Gávea é o chileno Arturo Vidal, que está em final de contrato com a Internazionale de Milão. Apesar da idade avançada, pode pesar a favor a vontade do jogador em vestir a camisa rubro-negra, algo que ele já deixou claro em várias entrevistas nos últimos meses.

Atlético-MG

Foto: Divulgação/Atlético

O Galão da Massa também vem ativo no mercado de transferências e já anunciou a chegada de três jogadores para reforçar o elenco comandado por El Turco Mohamed.

O primeiro a chegar foi o atacante argentino Cristian Pavón, anunciado ainda no final de maio. O jogador de 26 anos chega ao clube mineiro sem custos, já que está em fim de contrato com o Boca Juniors.

Na segunda-feira, 20 de junho, o Atlético oficializou o retorno do zagueiro Jemerson. O atleta de 29 anos formado na base atleticana estava sem clube desde o fim de seu contrato com o Metz da França, e assinou contrato até dezembro de 2024. O jogador também tem passagens por Monaco e Corinthians.

Outro que deve desembarcar em Belo Horizonte é Allan Kardec, que está sem clube desde que deixou o Shenzhen FC, da China, em abril. O atacante está em negociação com o Galo, e chegaria para ser uma opção a Hulk no comando do ataque atleticano. Revelado pelo Vasco e com passagens por Internacional, Santos, Palmeiras e São Paulo, Allan Kardec marcou 69 gols em seis anos de futebol chinês.

Corinthians

Foto: Marcos Zanutto/AGIF

Apesar de ainda não ter anunciado reforços e nem reportado negociações em andamento, o Timão monitora o mercado, já que a diretoria vem sendo constantemente cobrada por reforços pelo técnico Vítor Pereira.

Ainda assim, o Corinthians deve contar com alguns reforços que são velhos conhecidos do clube. Após retornarem de empréstimo, Mateus Vital, Ramiro e Bruno Méndez devem ser reintegrados ao elenco alvinegro para o restante da temporada.

O técnico Vítor Pereira já conversou com a diretoria de futebol e deu sua opinião sobre o time do Corinthians. O português reconhece que o plantel é competitivo, mas existem algumas lacunas, como um centroavante com capacidade de jogo aéreo para suprir a saída de Jô e outro ponta rápido para ajudar o sistema ofensivo tanto na criação como na finalização.

Deixe seu comentário

Lucas Silva

Especialista em notícias do Futebol e Mercado da Bola, goiano, 31 anos, se dedica a escrever e comentar sobre algo que ama.
Botão Voltar ao topo