Sites de apostas patrocinam a maioria dos clubes no Brasileirão

Como os Clubes estão lucrando com os Sites de Apostas no Brasil

Se você acompanha de perto o futebol brasileiro, já deve ter notado uma tendência clara, nos últimos anos, na questão dos patrocínios dos clubes. Após muitos anos de predomínio dos logos de grandes bancos nas camisas dos clubes que disputam as principais divisões do país, as plataformas de apostas esportivas se tornaram outro setor de peso a investir nessa forma de patrocínio.

No início da temporada 2020 do futebol brasileiro, 60% dos clubes nas séries A e B do Campeonato Brasileiro já contavam com patrocínios de sites de apostas, o que equivale a 25 clubes dos 40 que disputam essas competições. Desses 25, 14 são clubes da série A, enquanto os outros 11 jogam a Segundona.

Isso demonstra que os sites de apostas estão investindo pesado, já que procuram justamente os clubes com maior torcida e visibilidade para divulgar suas marcas. Além disso, mostra que uma eventual legalização dos cassinos online no Brasil poderia beneficiar ainda mais os patrocínios dos clubes de futebol.

Confira todos os clubes patrocinados por plataformas de apostas esportivas nas séries A e B, bem como as empresas que eles ostentam em suas camisas:

Série A

  • Atlético-MG (Betsul)
  • Bahia (Casa de Apostas)
  • Botafogo (Casa de Apostas)
  • Ceará (Estadium Bet)
  • Corinthians (Galera Group)
  • Coritiba (Betsul)
  • Flamengo (Sportsbet.io)
  • Fortaleza (EsporteNet)
  • Grêmio (Betsul)
  • Red Bull Bragantino (NetBet)
  • Santos (Casa de Apostas)
  • São Paulo (Betsul)
  • Sport (Galera.net)
  • Vasco (NetBet)

Série B

  • Avaí (Estadium.Bet)
  • Chapecoense (Betsul)
  • Confiança (EsporteNet)
  • CRB (Estadium.Bet)
  • Cruzeiro (Galera Group)
  • Guarani (LeoVegas)
  • Náutico (Estadium.Bet)
  • Paraná (Estadium.Bet)
  • Ponte Preta (Betsul)
  • Sampaio Corrêa (Bets1)
  • Vitória (Casa de Apostas)

Avanço da Regularização Impulsionou Patrocínios

O aumento dos patrocínios em clubes de futebol locais reflete, claro, o crescimento do número de empresas de olho no mercado brasileiro de apostas, nos últimos anos.

Tendência a nível mundial, graças à combinação entre o setor de apostas tradicional e os novos recursos oferecidos pela internet e pelas ferramentas digitais, as apostas online ainda não tinham tanto apelo no Brasil pela proibição dos jogos de azar no país. Mesmo assim, já havia muitos fãs da modalidade por aqui, e as empresas esperavam a hora certa de investir no público brasileiro. No entanto, o passo decisivo para o crescimento desse mercado foi dado com os avanços no processo de regulação do setor, no final do governo de Michel Temer.

Um marco nesse sentido foi a Lei 13.756/2018, sancionada em dezembro de 2018. Ela deu autorização para que o Ministério da Fazenda licenciasse, no Brasil, a atividade de exploração de apostas esportivas do tipo quota fixa. Essa é justamente a modalidade em que o apostador sabe, no momento de sua aposta, quanto irá ganhar se acertar seu palpite, já que as odds são fornecidas pela banca. Ou seja, trata-se do produto oferecido por todos os sites de apostas esportivas.

Conforme a lei, esse setor passaria a ser operado como serviço público exclusivo da União, explorado por meio de concessões e com efeito por todo o território brasileiro. O processo regulatório ainda não foi concluído, e há muito o que definir pelo poder público, mas as plataformas de apostas já começaram a entrar com tudo no mercado local para garantir sua presença e consolidar suas marcas.

Atualmente, a estimativa é de que haja mais de 400 sites de apostas esportivas divulgando suas marcas no Brasil. Essas empresas ainda estão todas sediadas no exterior, ou seja, não pagam tributos a nível local, mas sim em seus países de origem. Esse é um dos motivos para o interesse do governo atual em agilizar o processo de regulação do setor. Enquanto isso, os maiores destinatários dos recursos dessas empresas parecem mesmo ser os clubes de futebol.

Uma Tendência a Nível Mundial

A febre dos sites de apostas esportivas tem causado em diversos países o mesmo fenômeno de patrocínios em clubes de futebol visto no Brasil. Mesmo em países em que as apostas já foram reguladas há bem mais tempo, como o Reino Unido, as empresas desse setor cresceram de forma expressiva principalmente nos últimos anos. Com isso, elas voltam cada vez mais sua atenção (e seu rico dinheiro) para as camisas dos clubes nas principais divisões locais.

Na Inglaterra, por exemplo, clubes como Everton (SportPesa) e o West Ham (Betway) já tem logos dos sites de apostas estampando suas camisas. O mesmo ocorre na Espanha, com empresas do setor patrocinando clubes como o Sevilla (MarathonBet) e o Valencia (Bwin). Com isso, parece uma mera questão de tempo até que clubes ainda maiores no futebol mundial passem a contar com logos de sites de apostas esportivas em suas camisas. Atualmente, muitos dos clubes maiores já têm parcerias de patrocínio para divulgação em outros canais, como mídias sociais e mídia visual em estádios.

No Brasil, por enquanto, esse processo tem sido ainda mais agressivo, pela rapidez e intensidade. Dos 12 clubes considerados grandes no futebol brasileiro, apenas Palmeiras, Internacional e Fluminense não tinham patrocínio de empresas desse setor, no início da temporada 2020. Parece, no entanto, também ser uma questão de tempo para esses clubes.

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Lucas Silva

Especialista em notícias do Futebol e Mercado da Bola, goiano, 31 anos, se dedica a escrever e comentar sobre algo que ama.

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